"E então o leão se apaixonou pelo cordeiro... "Que cordeiro idiota" "Que leão masoquista e doente"

terça-feira, 9 de novembro de 2010

FILMAGENS DE AMANHECER TUMULTUA A MADRUGADA DA LAPA NO RIO DE JANEIRO

Foi coincidência, mas parecia coisa de filme de vampiro. Pontualmente à meia-noite, desembarcaram na Lapa Robert Pattinson e Kristen Stewart, o casal de atores da saga Crepúsculo, para mais uma rodada – a terceira – de gravações no Rio de Janeiro. Em dois Range Rover blindados, escoltados por dois camburões da Polícia Militar, os astros da série milionária causaram frisson no bairro boêmio.

Frisson, aliás, é pouco para definir a confusão causada pelas gravações de Amanhecer, o quarto filme da série. Comerciantes e moradores do entorno do set de filmagens aproveitaram a ocasião para lucrar, não só com a venda de produtos. Lugares sobre as marquises da região da Rua do Lavradio foram alugados por 10 reais – e não faltou quem pagasse para ver um pouco dos bastidores do longametragem. Para ficar na janela de uma das casas com vista para o cenário eram cobrados 50 reais.






Aqueles que quiseram curtir a noite “com os ídolos” mais de perto tiveram que desembolsar 150 reais para subir aos apartamentos que estavam nos prédios vizinhos ao set. Os seguranças até tentaram impedir o acesso dos curiosos, mas não tiveram como impedir que moradores ‘traficassem’ alguns fãs.


Dentro do cenário, um Rio caricaturado. Gente sambando no meio da rua e um clima de festa generalizado emoldurou algumas das cenas em que Edward e Bella – os vampiros do filme – conversavam e encenavam uma ação junto a um luxuoso Mercedes-Benz.


A Lapa, tradicionalmente abarrotada à noite, sentiu o peso de toda a parafernália da produção de ‘Amanhecer’. O clima era tenso ao redor da área reservada para o filme e, apesar do aparato de segurança – foram recrutados 30 homens da Polícia Militar, 60 da Guarda Municipal e 40 da CET Rio, que controlava o tráfego -, era impossível evitar problemas isolados. Um rapaz de cerca de 20 anos que não quis se identificar disse ter sido empurrado e ameaçado por seguranças de uma empresa privada.


Outros fãs tiveram melhor sorte. Mesmo sendo menor de idade, a menina H.S., de 14 anos, conseguiu penetrar no filme. A menina burlou o sistema de segurança e fez parte da figuração (destinada apenas a maiores de idade). No meio das muitas confusões, Hellen alegou que perdeu o seu crachá de identificação e passou à noite toda junto do elenco. “A gente não podia andar muito, mas eles passavam perto da gente. Estavam em clima de namorados. Mesmo quando não estavam gravando, Robert e a Kristen andavam de mãos dadas o tempo todo. Conversavam e riam. Só não vi trocarem beijos fora de cena”, contou em detalhes. A “figurante” de ocasião, no entanto, não recebeu um centavo pela aparição no filme.
Os outros 350 figurantes receberam um cachê de 70 reais e podiam comer petiscos dos cinco bares e restaurantes envolvidos na locação.
Os atores permaneceram cerca de cinco horas na Lapa. Mas o bairro boêmio carioca deve aparecer bem pouco no filme. As cenas – algumas repetidas mais de 20 vezes – têm poucos segundos cada. Foram filmadas três sequências, entre 0h40 e 5h30 desta segunda feira. 

Quem mais suou, na verdade, foram os diretores, que esbravejavam e soltavam palavrões em inglês quando algum figurante olhava para a câmera ou para os atores. Ao todo, foram mobilizados 350 figurantes e 40 carros – a maioria apenas para ficar estacionada e criar um clima ‘informal’. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você é apaixonada por CREPÚSCULO, deixe seu comentário!